domingo, 20 de setembro de 2009

Namoro e sexo na adolescência

A adolescência é uma fase de transformações e mudanças que envolvem não só o físico (acne, primeira menstruação, transpiração, complexos e etc...) mas também a personalidade, a auto-estima, os relacionamentos famíliares, socias, sexuais e afetivos. A adolescência é uma ponte entre a criança que fomos e o adulto que seremos.
O adolescente busca se conhecer, conquistar o mundo e parece não ter tempo para esperar. A busca do adolescente é para se tornar independente, experenciar suas próprias emoções o mais rápido possível. Afinal essa é uma fase de passagem e ele não sabe quando vai ter de se transformar em um adulto.
Assim, ele precisa de respostas objetivas e concretas que o orientem e estimulem em sua busca.
O que os pais podem fazer? Diálogo sem julgamento, mas com responsabilidade.
Ser receptivo, sem ser invasivo. Estar sempre atento e, sempre que possível, disponível para um papo casual. Os pais podem (e devem) orientar os filhos em seus primeiros relacionamentos afetivos.
Se os pais demonstram confiança, abre-se a possibilidade da proximidade do jovem. Os filhos podem (e devem) pedir orientação dos pais.
Se os filhos entenderem que a preocupação não é uma invasão, o controle das saídas (onde e com quem?) podem ser uma segurança à mais e não um motivo de atrito. Falar sobre sexualidade, mesmo que eles ainda não estejam pensando nisso pode ser um bom começo.
Promoção à saúde, prevenção e orientação sobre cuidados, devem ser oferecidos desde cedo. Falar sobre sexualidade, além dos sentimentos que podem ser abordados, deve privilegiar a orientação. Noções sobre doenças sexualmente transmíssiveis e gravidez (na adolescência) são fundamentais para que se entenda a necessidade de proteção (preservativos, vacinas, e etc...).
Diálogo entre pais e filhos com base na verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário